Cie La Mue/tte - Santiago Moreno (França-Argentina)

Les intimités de l'Homme-Orchestre

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sub-Palco 
20 de Maio às 19h e 22h15 (Sexta)
21 de Maio às 17h e 19h (Sábado)
Estreia Nacional

Concepção, construção e interpretação: Santiago Moreno Olhar exterior: Delphine Bardot Técnica: Música e teatro de objectos Idioma: Sem palavras Público-alvo: +8 Duração: 30 min.


Uma pequena forma que revela o processo de construção musical de um Homem-Orquestra!

Cheio de pequenas invenções e composições musicais que são criadas passo a passo, ficamos fascinados com a sua complexidade. Um momento lúdico e poético onde a música e o movimento são inseparáveis, para viver e conhecer a intimidade de um Homem-Orquestra...



Numa mesa de bridge, uma lâmpada e alguns objectos. Frágeis e cristalinos. Um ventilador cria uma espiral de vento, acciona um mecanismo simples e produz ressonâncias em três copos de vidro. Pelo movimento, o ritmo aleatório é lançado, mais próximo da respiração humana e musical, do que de mecanismos de relojoaria e das suas precisões. O jogo é desenvolvido através da criação de uma arquitectura sonora numa paisagem de movimentos e ruídos microscópicos.

Uma composição musical sensível nasce em seguida de uma mala com copos, que são tocados com um arco de violino e dois ventiladores. Uma delicada mão-orquestra revela uma personagem insólita e curiosamente rítmica, que passa a ser a chave de uma progressão engenhosa. E sempre um ventilador que opera estas minúsculas revoluções...


BIO
Músico e marionetista, de origem argentina, Santiago Moreno é fundador do grupo musical ítalo-argentino Aparecidos e da companhia de teatro de marionetas Dromosofista. Colabora com a companhia La S.O.U.P.E. nos espectáculos Body Building e Macao et Cosmage (versão curta). 
Na companhia La Mue/tte continua as suas pesquisas em torno da dissociação do músico, em forte ligação com os princípios de manipulação necessários para um marionetista. Desenvolve o seu trabalho específico de várias formas, uma criação para a rua, e outra, mais íntima e experimental, para o espaço interior.
La Mue/tte foi criada em Nancy em 2014, com o encontro entre uma marionetista e um músico-marionetista, ambos apaixonados pelo movimento, a sua transmissão e o seu impacto (som, imagens, manipulação). Delphine Bardot e Santiago Moreno uniram-se com o projecto de desenvolverem uma investigação em torno do teatro visual e musical, que envolve o corpo e a marioneta.

Les Intimités de L'Homme Orchestre- Cie La Mue/tte from delphvimeo on Vimeo.