FIMFA Lx16 | Destaques


No Teatro Maria Matos realiza-se a abertura do Festival com uma proposta fantástica que combina a marioneta e o circo, por uma das mais conceituadas companhias francesas, o Théâtre La Licorne, que nos transporta para um universo singular, situado entre Júlio Verne, Leonardo da Vinci e as máquinas dos Royal de Luxe. “Les Encombrants font leur Cirque apresenta uma visão do mundo em que tudo é possível! Marionetistas exímios encarnam um grupo de idosos capazes de todas as extravagâncias, com o seu bestiário de animais autómatos. No programa: domar latas de sardinhas, um louva-a-deus equilibrista, peixes vermelhos, centopeias, um tubarão, leões, um rinoceronte, pirilampos ou caracóis. Uma viagem cheia de humor por um universo poético e surpreendente que irá encantar públicos dos 6 aos 106 anos! 
Maguy Marin é uma das mais importantes coreógrafas europeias e tem sido uma figura central da dança-teatro francês há mais de três décadas. Nesta nova criação, o bailarino-actor David Mambouch trabalha a máscara, muda de identidade, assumindo os rostos de uma multidão de pessoas, de todos os sexos e géneros, de todas as cores de pele, de todas as origens sociais, de todas as épocas. “Singspiele” é um retrato da humanidade, uma reflexão sobre a identidade, a singularidade e a universalidade.
O artista plástico e performer Tim Spooner apresenta um espectáculo-instalação, “The Assembly of Animals”, uma verdadeira escultura performativa que combina marionetas, objectos e demonstrações científicas, que oscila entre a ficção científica, contos de fadas e o surrealismo, para espectadores dos 3 aos 103 anos!

No Teatro Nacional D. Maria II o criador David Espinosa lança um desafio: será possível representar todas as obras de William Shakespeare num único espectáculo? Em “Muito Barulho por Nada”, através de inúmeros objectos e brinquedos, é criado um irónico jogo de luzes e sombras com numerosas referências ao cinema, à banda desenhada, às artes plásticas e à própria história do teatro.
No campo da formação destaca-se a realização, durante o FIMFA, do Projecto Funicular – um programa de formação internacional, com um workshop dirigido por Natacha Belova, uma construtora de marionetas invulgar, que se tem destacado no panorama mundial do teatro de marionetas e formas animadas, pela qualidade e beleza intrigante das suas criações.

No Teatro São Luiz a companhia Lichtbende utiliza o sistema das lanternas mágicas japonesas e outros mecanismos de projecção, pesquisando a relação da imagem com a música ao vivo. “TUTU” é um espectáculo dirigido aos mais novos e ao público familiar, realizado no âmbito do São Luiz Mais Novos.
A reputada companhia Pickled Image, cria um verdadeiro universo de cartão e faz uma singular abordagem ao circo, ou melhor, ao medo de palhaços: “Coulrophobia”. Um trabalho absolutamente hilariante, cheio de loucura, onde podemos afirmar que dois super palhaços tiram tudo... literalmente!
O palestino Husam Abed conta a sua história em “The Smooth Life”, a de um homem palestino, nascido e criado no campo de refugiados de Baqaa, na Jordânia, com objectos, marionetas, fotografias, vídeos e mapas, num espectáculo intimista, só para oito espectadores e que inclui uma refeição, onde ouvimos falar sobre experiências muito distantes da nossa realidade europeia. Um verdadeiro momento de partilha.
A companhia iraniana Yase Tamam faz uma declaração contra a guerra em “Count to One”, inspirando-se na poesia milenar do poeta persa Omar Khayyam (séc. XI), com três marionetistas, três soldados que decidem parar de lutar numa terra desconhecida e comunicam entre si através de esculturas de barro.
A israelita Yael Rasooly apresenta o aclamado espectáculoThe House by the Lake”, um cabaret musical para actrizes, marionetas e objectos, que fala sobre a infância roubada em tempos de guerra, neste caso durante o Holocausto, o que continua a existir, sem termos de procurar muito...
E... Santiago Moreno, um verdadeiro homem-orquestra apresenta duas propostas, uma mais curiosa e intimista, “Les Intimités de l’Homme-Orchestre”, onde revela o processo de construção musical de um homem-orquestra, com diversos objectos; e um concerto com a sua maravilhosa orquestra, quase que “implantada” no seu corpo.
O FIMFA prossegue a apresentação de documentários ligados à marioneta, destacando-se a estreia nacional do filme sobre Yeung Faï, a quinta geração de uma grande dinastia de marionetistas chineses, “Yeung Faï: Un Dernier Maître de Marionnettes”. O seu pai, um mestre reverenciado, foi perseguido durante a Revolução Cultural por causa da sua arte ser considerada "académica e reaccionária". Yeung Faï acabou mesmo por exilar-se em França.

No Teatro Taborda o foco será a presença portuguesa, neste caso com uma das últimas criações da companhia Teatro de Marionetas do Porto, “Barba Azul, para o público familiar; e o Teatro de Ferro que apresenta “Objecto Encontrado Perdido”, uma reflexão aberta sobre a origem dos objectos que nos rodeiam: a natureza e o trabalho.

Os Encontros com os Criadores decorrem nos vários espaços de apresentação do Festival, e as ruas de Lisboa, serão percorridas por criaturas irreverentes e singulares...