FIMFA - 15 Anos a Atarantar (Portugal)

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL
Sala Mario Viegas
22 de Maio às 16h (Domingo)

Documentário, 55m, 2015 
Realização: Lionel Balteiro Coordenação editorial: Luís Hipólito Direcção de produção: Ana da Silva Rodrigues Direcção de fotografia: Lionel Balteiro Produção: Paulo Galvão, Cristina Alves Operador de imagem: Lionel Balteiro Operador de som: Luís Silveira Pós-produção e grafismo: Mínima Ideia Edição: Lionel Balteiro Pós-produção áudio: Luís Silveira Produção: A Tarumba - Teatro de Marionetas e Mínima Ideia Idioma: Português

Sessão apresentada por João Carneiro*



“Há demasiadas almas de madeira para que não se amem as personagens de madeira que têm uma alma.” - Jean Cocteau

Um documentário sobre o FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas e a companhia A Tarumba, com entrevistas de Luís Hipólito e testemunhos de colaboradores, jornalistas e marionetistas.
Desde 2001, o FIMFA afirmou-se como um dos mais importantes festivais internacionais do teatro de marionetas contemporâneo, mas também revelou companhias e técnicas tradicionais que não devem ser esquecidas. A Tarumba, criada em 1993 por Luís Vieira e Rute Ribeiro, responsáveis pela direcção artística do FIMFA, significa atarantar, estontear, atordoar, maravilhar...
As viagens, os espectáculos, vários depoimentos, o público, a organização de um festival, as dificuldades, os sonhos. A arte do movimento e os seus criadores.
“São quinze anos de muitas histórias e ainda mais espectáculos. Aquela que agora se vai recontar tem vários fios mas há quinze anos que são as marionetas que nos guiam. FIMFA - 15 Anos é a história de um festival que mudou o nosso modo de olhar para as marionetas. Foram quinze anos a construir um festival mas, mais do que isso, uma relação de intimidade entre Lisboa e o maravilhoso e enigmático mundo das marionetas.”

*João Carneiro
Crítico de teatro no jornal Expresso. Pós-graduado em Literaturas Românicas. Professor de Dramaturgia e de Teatro em cursos promovidos por várias estruturas artísticas e instituições. Colaborador de projectos internacionais de investigação em teatro.