SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL
Sala Mario Viegas
22 de Maio às 18h (Domingo)
Estreia Nacional
Sala Mario Viegas
22 de Maio às 18h (Domingo)
Estreia Nacional
Documentário, 52m, 2015
Realização, fotografia e som: Christian Passuello Montagem: Yen Le Van Produção: Les Films du Sud, Vosges Télévision, Agovision Difusão: Vosges TV Idioma: Francês, com legendagem em inglês
Sessão apresentada por Didier Plassard*
A "Infâmia" do pai significou a ruína para a família e uma infância difícil para Yeung Faï. Após a morte de Mao Tsé-Tung, em 1976, os espectáculos de marionetas são novamente permitidos. Juntamente com o seu irmão mais velho, volta a actuar, mas de forma discreta.
Na época dos protestos da Praça de Tiananmen, em 1989, a família sente-se novamente ameaçada. Yeung Faï escolhe o exílio, e parte para a Bolívia. Iniciam-se anos de insegurança. Depois de sobreviver algum tempo em La Paz, decidiu tentar a sua sorte em Hong-Kong, mas é novamente confrontado com a dificuldade de reconhecimento da sua arte e, o mais importante, o desespero.
A sua vida sofre uma reviravolta, refugiado em França, consegue montar um primeiro espectáculo, "Hand Stories", inspirado na sua história pessoal. Este trabalho revelou-o como um grande criador e mestre de marionetas.
O espectáculo seguinte, "Blue Jeans", transportou-nos para fábricas do mundo, onde se fabricam as calças emblemáticas da globalização. Esta criação confirmou o seu compromisso artístico com os campos da experimentação, o que caracteriza a arte das marionetas na actualidade.
Yeung Faï aproxima-se dos cinquenta anos e sabe que é o último da sua linhagem familiar. O irmão mais velho morreu e sua única filha não foi iniciada nesta arte. É, portanto, fora da família, que irá transmitir esta herança praticada por cinco gerações.
Actualmente continua a residir em França está muito envolvido com a École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières. Ensina e acompanha a 9.ª promoção, até ao seu espectáculo final de formatura.
Este documentário oferece um retrato do percurso atormentado deste artista, que à custa de muitas provas, foi capaz de afirmar o seu trabalho com determinação e perseverança. Este filme é inspirado no conteúdo maravilhoso e trágico contido nos seus espectáculos.
"Durante vinte anos, a prática do documentário tornou-se um modo de vida. Os problemas de produção, os encontros com os outros, a construção de narrativas, o financiamento ou o desejo fazem parte da minha vida diária. Independentemente dos assuntos abordados, a música flamenca, o canábis, a infância, a identidade ou a memória, por fim, o que acontece aos outros é também o que acontece comigo. Mesmo quando não estou a filmar sou sempre cineasta.” - Christian Passuello
*Didier Plassard
Professor de Estudos de Teatro na Universidade Paul Valéry, Montpellier. Autor de vasta obra publicada sobre marionetas e teatro, destacando-se Théâtre des fous d’Edward Gordon Craig (L’Entretemps, 2012), Puck, n.º 20 (Humain - Non humain, com Cristina Grazioli, 2014) e ArtPress2, n.º 28 (La marionnette sur toutes les scènes, com Carole Guidicelli, 2015). É membro do Conselho de Administração do Institut International de la Marionnette e Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.
Trailer Yeung Faï a last great puppet master... por lesfilmsdusud